A importância da segurança na internet
No Original estamos sempre em busca das melhores soluções tecnológicas para garantir segurança e praticidade na utilização dos nossos canais. Veja algumas informações e dicas sobre o uso dos serviços online para você ter uma experiência simples e segura.
Dispositivos de segurança para validar suas transações
Senha eletrônica
Na ativação de sua conta você cadastrou uma senha de acesso que será utilizada em todos os nossos canais (Internet Banking, Aplicativo e Atendimento Original).
-
Quando utilizar a senha de acesso?
A senha de acesso será utilizada sempre que você acessar sua conta, independente do canal. Para realizar transações, será solicitado uma segunda autenticação, que será exibida no momento da transação.
-
Como recadastrar a senha de acesso?
Token Original
O Token Original tem a função de validar e aprovar as transações realizadas nos nossos canais. Ele está disponível para download nas lojas App Store (IOS) e Google Play (Android) e pode ser utilizado em smartphones e tablets.
-
O que é o Token Original?
-
Como faço a ativação?
-
Como utilizo o Token Original?
Frase de segurança
É mais uma opção para autenticação de transações. Basta acessar o Internet Banking e cadastrar a sua frase.
Dispositivos de segurança
-
Senha eletrônica
Na ativação de sua conta você cadastrou uma senha de acesso que será utilizada em todos os nossos canais (Internet Banking, aplicativo e Atendimento Original).
Quando utilizar a senha de acesso?
Como recadastrar a senha de acesso?
-
Token Original
O Token Original tem a função de validar e aprovar as transações realizadas nos nossos canais. Ele está disponível para download nas lojas App Store (IOS) e Google Play (Android) e pode ser utilizado em smartphones e tablets.
Como ativar o Token Original?
Como utilizar o Token Original?
-
Frase de segurança
É mais uma opção para autenticação de transações. Basta acessar o Internet Banking e cadastrar a sua frase.
Cuide bem da sua senha
- 1Nunca um funcionário do Original entrará em contato por telefone solicitando sua senha ou código do Token.
- 2No acesso ao Internet Banking, não é solicitada a confirmação do seu e-mail, senha do e-mail e número do telefone celular.
- 3Nunca forneça a senha dinâmica do Token Original a ninguém. Apenas solicitaremos a validação do Token Original na utilização dos nossos canais e somente você terá a essa informação.
- 4Troque sua senha periodicamente ou se suspeitar que ela foi vista por alguém. Durante a troca da senha poderá ser solicitado o Token Original para efetivar a alteração.
- 5Não utilize informações previsíveis para usar como senha como por exemplo: data de nascimento, número de telefone, placa de carro, etc.
- 6Em caso de perda/roubo/furto do aparelho celular, comunique imediatamente o Atendimento Original para bloqueio do seu Token Original.
- 7Nunca anote e nem deixe sua senha próxima do cartão ou do computador. Memorize sua senha!
- 8Não compartilhe suas senhas (cartão, internet e outras) com terceiros, mesmo que seja uma pessoa da família.
- 9Não enviamos e-mails com links, solicitando atualização de dados cadastrais, senhas, Token.
- 10Importante: nunca digite a senha dinâmica do seu Token Original para acessar sua conta no Internet Banking. Se isso acontecer, encerre a sessão e entre em contato com o Atendimento Original.
- 11Nunca empreste e nem deixe seu cartão nas mãos de estranhos.
- 1Nunca um funcionário do Original entrará em contato por telefone solicitando sua senha ou código do Token.
- 2No acesso ao Internet Banking, não é solicitada a confirmação do seu e-mail, senha do e-mail e número do telefone celular.
- 3Nunca forneça a senha dinâmica do Token Original a ninguém. Apenas solicitaremos a validação do Token Original na utilização dos nossos canais e somente você terá a essa informação.
- 4Troque sua senha periodicamente ou se suspeitar que ela foi vista por alguém. Durante a troca da senha poderá ser solicitado o Token Original para efetivar a alteração.
- 5Não utilize informações previsíveis para usar como senha como por exemplo: data de nascimento, número de telefone, placa de carro, etc.
- 6Em caso de perda/roubo/furto do aparelho celular, comunique imediatamente o Atendimento Original para bloqueio do seu Token Original.
- 7Nunca anote e nem deixe sua senha próxima do cartão ou do computador. Memorize sua senha!
- 8Não compartilhe suas senhas (cartão, internet e outras) com terceiros, mesmo que seja uma pessoa da família.
- 9Não enviamos e-mails com links, solicitando atualização de dados cadastrais, senhas, Token.
- 10Importante: nunca digite a senha dinâmica do seu Token Original para acessar sua conta no Internet Banking. Se isso acontecer, encerre a sessão e entre em contato com o Atendimento Original.
- 11Nunca empreste e nem deixe seu cartão nas mãos de estranhos.
Atendimento Original
Dicas importantes
- Os funcionários do Original não estão autorizados a solicitar senhas.
- Nunca informe o código gerado no seu Token Original.
- Nunca informe o número completo do seu cartão. Quando necessário, será solicitado apenas os 4 últimos números ou os 4 primeiros.
Caixa eletrônico
O Banco 24Horas é o caixa eletrônico do Banco Original. Tem sempre um perto de você, onde você pode sacar, consultar saldo e extrato, fazer transferências, pagamentos, agendamentos, aplicações em fundos de investimento ou solicitar empréstimo.
São mais de 20 mil caixas eletrônicos em todo o Brasil para você realizar suas transações bancárias com segurança e rapidez.
Horário de funcionamento
O Banco 24Horas funciona,
24 horas por dia, 7 dias por
semana, de acordo com
os horários dos estabelecimentos
onde estão instalados.
Cuidados ao utilizar os caixas eletrônicos
- Evite realizar saques durante a noite, pois neste período a circulação de pessoas diminui e você fica exposto a riscos.
- Nunca guarde a senha e o cartão no mesmo lugar. Procure memorizar a sua senha.
- Nunca aceite ajuda de pessoas desconhecidas.
- Ao digitar sua senha, coloque o corpo bem junto ao teclado, impedindo que seja vista por estranhos que estejam próximos.
- Não dê ou empreste seu cartão magnético, em hipótese alguma.
- Fique atento à aproximação de estranhos.
-
Horário de funcionamento
O Banco 24Horas funciona, 24 horas por dia,
7 dias por semana, de acordo com os horários dos estabelecimentos onde estão instalados. -
Cuidados ao utilizar
os caixas eletrônicos- Evite realizar saques durante a noite, pois neste período a circulação de pessoas diminui e você fica exposto a riscos.
- Nunca guarde a senha e o cartão no mesmo lugar. Procure memorizar a sua senha.
- Nunca aceite ajuda de pessoas desconhecidas.
- Ao digitar sua senha, coloque o corpo bem junto ao teclado, impedindo que seja vista por estranhos que estejam próximos.
- Não dê ou empreste seu cartão magnético, em hipótese alguma.
- Fique atento à aproximação de estranhos.
Segurança em primeiro lugar
- Em caso de perda ou roubo do celular em que seu Token Original estiver instalado, entre em contato imediatamente com o Atendimento Original e solicite o bloqueio do seu dispositivo.
- Sempre que perceber algum processo ou comportamento diferente durante seu acesso, tome cuidado. Seu dispositivo (aparelho celular ou computador) podem estar com vírus.
- Caso seu celular fique inoperante sem motivo aparente, fique atento. Você pode ter sido vítima de um roubo de linha.
- Evite acessar ou clicar em e-mails e páginas da web desconhecidas. Você pode ser vítima de hackers.
- Caso receba algum e-mail ou sms de reenvio da senha do Token Original ou senha de acesso que não tenha sido solicitado por você, entre em contato imediatamente com o Atendimento Original e reporte a situação.
- Evite acessar sua conta em computadores públicos ou de locais desconhecidos (hotéis, cyber café, redes Wi-Fi públicas).
- Mantenha seu antivírus atualizado.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o Atendimento Original.
- Em caso de perda ou roubo do celular em que seu Token Original estiver instalado, entre em contato imediatamente com o Atendimento Original e solicite o bloqueio do seu dispositivo.
- Sempre que perceber algum processo ou comportamento diferente durante seu acesso, tome cuidado. Seu dispositivo (aparelho celular ou computador) podem estar com vírus.
- Caso seu celular fique inoperante sem motivo aparente, fique atento. Você pode ter sido vítima de um roubo de linha.
- Evite acessar ou clicar em e-mails e páginas da web desconhecidas. Você pode ser vítima de hackers.
- Caso receba algum e-mail ou sms de reenvio da senha do Token Original ou senha de acesso que não tenha sido solicitado por você, entre em contato imediatamente com o Atendimento Original e reporte a situação.
- Evite acessar sua conta em computadores públicos ou de locais desconhecidos (hotéis, cyber café, redes Wi-Fi públicas).
- Mantenha seu antivírus atualizado.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o Atendimento Original.
Para sua proteção pessoal
Pensando em diminuir os riscos com sequestros, atualmente os caixas eletrônicos não operam mais por 24 horas. Nos horários entre 22h e 6h da manhã é possível efetuar saques somente em locais como supermercados, lojas de conveniências, postos de gasolina e similares.
Sugestões para garantir a segurança dos seus dados
- 1Evite a exposição de seus dados pessoais nas redes sociais.
- 2Evite aceitar contatos de desconhecidos.
- 3Evite inserir informações pessoais em formulários questionáveis.
- 1Evite inserir informações pessoais em formulários questionáveis.
- 2Evite a exposição de seus dados pessoais nas redes sociais.
- 3Evite aceitar contatos de desconhecidos.
Cuidado nunca é demais
É muito importante ter certos cuidados de segurança na internet pois alguns transtornos podem ser minimizados quando você está atento. Vamos lá! Ficar ligado faz toda a diferença.
-
Vírus
Como os bancos não têm como garantir a segurança do computador do cliente ou de terceiros que o cliente eventualmente utilize, solicita-se sempre que possível que os clientes usem os teclados virtuais disponibilizados pelo Banco Original. Recomendamos sempre utilizar equipamentos efetivamente confiáveis.
DICA ORIGINAL: manter atualizados os programas antivírus instalados em seu computador para ter acesso aos serviços bancários.
-
Engenharia social
Preserve sua senha! Sempre que estiver realizando um acesso ao Internet Banking do Banco Original e se ausentar temporariamente de seu computador, certifique-se que travou a sua máquina.
Ao realizar o acesso a sua conta pelo aplicativo, Internet Banking ou Atendimento Original. Fique atento quando houver pessoas por perto observando seu comportamento. Não confie seu dispositivo móvel para acesso de terceiros ao aplicativo do banco.
-
Phishing
É uma forma de fraude eletrônica que através de páginas falsas tem o objetivo de capturar dados pessoais de vários tipos, como por exemplo: senhas, dados financeiros, dados de cartão de crédito entre outros.
Esteja sempre atento às indicações de acesso às suas páginas nos canais de relacionamento com o Banco Original. Desconfie de páginas falsas e mantenha seu antivírus atualizado.
-
Certificado de site seguro
O certificado de habilitação do site seguro é emitido por uma certificadora autorizada e aparecerá na tela, confirmando sua autenticidade, alterando a cor da barra do navegador e exibindo um cadeado indicando que você está em uma área segura do site. Se estiver em dúvida sobre a segurança de algum procedimento que executou, entre em contato com o Banco Original. A prevenção é uma boa forma de segurança.